CATEGORIAS

CATEGORIAS DE PESO

Masculino: -64kg / -74kg / -84kg/ -94kg / +94kg
Feminino e Infanto-Juvenil: -52kg / -60kg / -65kg / -73kg / +73kg

Regras

Tempo da Luta

Juvenil – Todas a faixas – 15/16/17 anos 4 minutos
Iniciantes – Branca – (adulto e master) 5 minutos
Intermedios – Azul/Roxa – (adulto e master) 6 minutos
Avancados – Marron/Preta – (adulto e master) 7 minuto

Método de vitória

Submission/Finalização

Se o árbitro observar que um atleta está submetendo por sinais físicos ou verbais, ele terminará a competição e dará a vitória para o outro atleta, independentemente, da contagem de pontos.
O árbitro também pode optar por parar a competição e declarar uma finalização, se ele verificar que um atleta está em perigo físico imediato por uma técnica corretamente aplicada. Nas divisões das crianças, os árbitros sempre entrarão em ação quando um atleta estiver em perigo físico imediato. Nas divisões dos adultos, os árbitros serão significativamente prudentes no exercício deste direito de interromper uma competição. Na grande maioria das situações, nos combates entre os adultos, o árbitro permite pedidos para continuar até uma submissão.

Um atleta pode dar sinal de submissão por:

  • Bater com a palma da mão contra qualquer superfície de forma visível;
  • Bater com os pés contra qualquer superfície, caso este não consiga usar as mãos para bater;
  • Solicitar, verbalmente, ao árbitro que interrompa a competição (se ele não conseguir tocar com as mãos e nem com os pés);
  • Solicitar que a competição seja interrompida, caso o atleta se lesione, se sinta fisicamente incapacitado ou inadequadamente preparado;
  • O treinador de um dos atletas pode solicitar o final da competição, dirigindo-se ao árbitro ou atirando a toalha para a área de luta por qualquer motivo;
  • Quando um atleta está numa posição de finalização e ele gritar ou verbalizar a interjeição “Aa!” ele vai ser interpretado como se tivesse batido.

Pontuação

O método de vitória por pontuação está previsto de acordo com o sistema de pontuação em vigor.

A competição faz com que os atletas desenvolvam habilidades técnicas e estratégicas competitivas com o objetivo prioritário de finalizar ou submeter seus oponentes. Pontos são concedidos para premiar o alcance de objetivos estratégicos secundários durante a luta. A técnica superior e ́percebida pela e ciência na execução de movimentos estratégicos que viabilizem o alcance de objetivos progressivamente.

O competidor não pode marcar novos pontos quando ele intencionalmente remove e retorna para uma posição onde os pontos foram recentemente recebidos (mudando de posição intencionalmente e retornando para a mesma posição). Exemplo: Tirar o joelho na barriga propositadamente sem que haja intenção de defesa do oponente e depois colocar de novo o joelho na barriga.

Nenhum ponto será concedido a um competidor que estiver com uma finalização encaixada. Os pontos só serão concedidos depois que o atleta se  desvencilhar completamente da técnica. Exemplo: Quando um competidor estiver montado em seu oponente mas está preso em uma guilhotina, os pontos da montada só serão concedidos após ele ter se libertado da tentativa de finalização da guilhotina e somente se ele ainda estiver na montada.

O sistema de pontos de “vantagem” não será utilizado.

Nenhuma luta será decidida pelo aŕbitro. Será decidido por finalizaçaõ ou pontos e no caso de empate no tempo regulamentar, a luta terá um tempo extra para desempate.

Queda ou projeção / joelho na barriga / raspagem: 2 pontos (após estabilização por 3 segundos exceto nas quedas ou projeções)

Passagem de guarda: 3 pontos (após estabilização por 3 segundos)

Montada / controlo das costas / montada pelas costas: 4 pontos (após estabilização por 3 segundos)

Penalidades: -1 pontos

Lesões

Quando um atleta sofrer uma lesão acidental durante o combate, será dado até 3 minutos para se recuperar. O cronometrista irá parar a contagem do tempo. Se o atleta indicar que é oportuno continuar antes dos 3 minutos, o combate pode recomeçar.
Se o atleta for impossibilitado de recuperar durante os 3 minutos, o combate será declarado interrompido e este receberá assistência médica fora do palco.
Caso a intervenção médica for necessária, de seguida, os juízes e o árbitro podem verificar, em conjunto com o médico, a viabilidade de o combate prosseguir.
Qualquer violação das regras, qualquer tipo de protelação tática que diminua a ação. Falta de espírito desportivo e faltas mediante uma infração, o árbitro punirá o/os atleta(s), alertando e apontando para o mesmo(s). Depois de duas infrações, ou de acordo com o critério do árbitro, o combate pode terminar, com o atleta infrator a ser considerado perdedor e o adversário o vencedor.

 

Movimentos Ilegais

  • Agarrar dedos, orelhas, cabelos, dedos do pé ou outra extremidade.
  • Nenhum tipo de enforcamento pela traqueia com as mãos
  • Ataques coluna
  • Regras gerais o atleta vencido dar-se-a (pelo menos dois toques rápidos sobre o adversário no tatame), a apresentação verbal (voluntária ou involuntária), ou ser impossibilitado de continuar o combate devido a lesão.

 

Amarração – Falta de Combatividade

É considerado amarração segurar o adversário em uma posição sem tentar melhorar ou finalizá-lo por mais de 15 segundos, levantando-se para soltar o adversário, ou qualquer outra posição que tenha por objetivo parar o combate. Se um atleta está parado, o árbitro faz o gesto que indica isso e o adverte verbalmente. Ele pode advertir verbalmente o atleta com frases como: “Ação ” ou “você tem que se mover” ou “você tem que trabalhar.”

As consequências para as paradas serão as seguintes:

  • Na primeira infração o infrator receberá uma advertência verbal.
  • Na segunda infração o infrator perderá um ponto por penalização.
  • Na terceira infração o árbitro irá reiniciar a luta em pé e o infrator perderá o segundo ponto por penalização.
  • Após a terceira infração, o árbitro desqualificará o atleta infrator

 

Ponto por Penalidade = Ponto Negativo

Cada ponto por penalização atribuído a um atleta será subtraído de sua pontuação final, com um limite de 3 pontos
de penalidade. Após a terceira infração, o árbitro desqualificará o atleta.

 

Qualquer das ações abaixo serão consideradas faltas menores

Quando o atleta se ajoelha, senta ou deita antes de fazer contato com o seu adversário. Quando qualquer atleta corre para qualquer dos limites exteriores da área do tatame, foge do confronto engatinhando ou rolando para fora da área de competição designada, ou fica de pé para evitar propositadamente o envolvimento com o adversário, ou sai da referida área para ganhar tempo. Quando o atleta evita o contato com o adversário, tirando o kimono ou permitindo que ele seja retirado com a intenção de parar a competição, para descansar ou para evitar os ataques de seu adversário. Quando o atleta pega no Kimono dentro das mangas ou calças.

As consequências para as faltas menores serão as seguintes:

  • Na primeira infração o infrator receberá uma advertência verbal.
  • Na segunda infração o infrator perderá um ponto por penalização.
  • Na terceira infração o árbitro irá reiniciar o combate em pé e o infrator perderá o segundo ponto por
  • penalização.
  • Após a terceira infração, o árbitro desqualificará o atleta infrator Árbitro irá estar no palco para inspecionar os atletas e conduzi-los ao combate; deve assegurar que as regras sejam cumpridas e irá aconselhar os atletas quando estes se aproximarem demasiado da borda do tapete, nesta situação, o combate será interrompido e será reconduzido para o centro do tapete na mesma posição. Caso não haja acordo entre os atletas, ao nível do posicionamento, em geral, é necessário um alto padrão de espírito desportivo, nomeadamente, antes, durante e após os combates.